Logo do museu

Laboratório de Ciência do Solo

Coordenador

Luís Antônio Coutrim dos Santos

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2012), Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2014), Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018) e Pós-Doutorado em Ciências Ambientais pela UFAM (2019-2020). É professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas UEA, no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara, CESIT. Atualmente é Diretor do Núcleo Regional Amazônia Ocidental da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (2022-2025). É o idealizador e responsável pelo Museu de Solos da Amazônia. Atualmente é bolsista produtividade pelo Programa FAPEAM produtividade em CTI. Foi professor voluntário do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Campus Humaitá (2019-2020). É líder do grupo de pesquisa: Solos e Ecossistemas Amazônicos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênese, morfologia e classificação do solo, atributos físicos e químicos, dinâmica do carbono no solo, solos amazônicos, Terras Pretas de Índio e recuperação de áreas degradadas.

Equipe Técnica

Romário Pimenta Gomes

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação Agricultura e Ambiente-IEAA. Campus de Humaitá (2010 - 2015). Mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias / Jaboticabal, SP (2016 - 2017), onde também realizou o doutorado (2017 - 2021). Foi professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus São Bento (2020 - 2021). Atualmente trabalha como pesquisador na modalidade/nível DCT - Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), campus Itacoatiara. Em 2013 recebeu menção honrosa como melhor bolsista de PIBIC em Ciências Agrárias pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do solo, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Análise geoestatística e multivariada, zona específica de manejo, relação solo-paisagem, técnicas indiretas para determinação de atributos do solo, influência da compactação nos atributos do solo e estudos de terra preta arqueológica. Foi membro do Grupo de Pesquisa de Solos e Ambientes Amazônicos (GSAA) e da Caracterização do Solo para fins de Manejo Específico (CSME), atualmente faz parte do grupo de pesquisa de solos e ecossistemas amazônicos e do Museu de solos da Amazônia.

Mariana Coutrim dos Santos

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas - Campus Vale do Rio Madeira (2019). Realizou estágio extracurricular no Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas - Campus Vale do Rio Madeira (2022). Atualmente trabalha como bolsista de Apoio Técnico (AT III). Tem experiência em Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo. Membro do Grupo de Pesquisa Solos e Ecossistemas Amazônicos.

Alexandre Gomes de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2024). Bolsista de Apoio Técnico do projeto " Fluxo de CO2 e dinâmica do carbono orgânico do solo para identificação de áreas mínimas de manejo em sistemas agroflorestais da Amazônia ", vinculado ao PAINTER - Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (EDITAL N. 003/2023 - PAINTER INFRA CTI). Tenho experiência em solos florestais amazônicos, desenvolvendo pesquisas relacionada a Ciência do Solo abordando os seguintes temas: física e química do solo. Faço parte do Grupo de Pesquisas em Solos e Ecossistemas Amazônicos e integrante do Museu de Solos da Amazônia (MUSOAM).

Hadson Roque Almeida

Graduado no Curso de Graduação em Engenharia Florestal UEA CESIT. Bolsista CNPq e membro do grupo de pesquisa de solos e ecossistema amazônico e do museu de solos da amazônia.

Comitê Gestor

Comitês gestores criados por área de atuação (Ciência do Solo, Silvicultura e Manejo Florestal, Ecologia do solo de florestas tropicais, Remediação e Recuperação de áreas degradadas) os quais possuem a responsabilidade de (1) definir regras de utilização dos equipamentos, (2) prioridades de utilização, (3) definição de necessidade de recursos para manutenção e funcionamento do equipamento, (4) definir necessidade de upgrades, (5) captação de recursos para manutenção e atualização dos equipamentos. Os membros são:

Victor Alexandre Hardt Ferreira dos Santos

Técnico em Agropecuária formado no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus de Colorado do Oeste (2008). Engenheiro Florestal formado na Universidade Federal de Mato Grosso Campus de Sinop (2014). Iniciação científica na Universidade Federal de Mato Grosso na área de reciclagem de polímeros (2010/2011). Iniciação científica na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária na área de Silvicultura com ênfase em sistemas integrados de produção (2011/2012). Iniciação científica na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária na área de Fitotecnia com ênfase em sistemas integrados de produção (2012/2013). Mestre em Ciências de Florestas Tropicais - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2016). Doutor em Ciências de Florestas Tropicais - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2019). Atualmente, professor da Universidade do Estado do Amazonas, Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara, curso de Engenharia Florestal e área de Silvicultura e Manejo Florestal.

Louri Klemann Junior

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2002) e mestrado (2012) e doutorado (2016) em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas e curador das Coleções Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: avifauna, caracterização, inventário, monitoramento e levantamento de fauna. Atuou como colaborador na curadoria da Coleção Científica de Aves do Museu de História Natural Capão da Imbuia (MHNCI) entre março de 2009 e março de 2010. Contribuiu como participante nas revisões da lista da fauna ameaçada de extinção do Paraná realizadas nos anos de 2004 e 2009. É membro do grupo de trabalho para conservação do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) e de papagaios do gênero Amazona, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), e do Grupo Assessor Estratégico para auxiliar no acompanhamento da implementação do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios Ameaçados da Mata Atlântica (Amazona brasiliensis, Amazona rhodocorytha, Amazona pretrei e Amazona vinacea).

Deolinda Lucianne Ferreira Garcia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (2000), Especialização na Produção de Medicamentos Inovadores da Biodiversidade (FIOCRUZ/Farmanguinhos), Mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2003) e Doutorado em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Foi Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental (2008-2012). Foi Diretora da Escola de Educação Profissional Moysés Benarrós Israel, unidade do Centro de Educação Tecnológica - CETAM em Itacoatiara (2012-2014). Atualmente é professora adjunta D da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, foi Coordenadora Pedagógica do Curso de Graduação em Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2018-2021). É coordenadora da Incubadora de Empresas de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas - UEA (elaborou o projeto, estruturou e acompanha o funcionamento). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia vegetal (anatomia vegetal), uso de fibras vegetais, etnobotânica, botânica geral, meio ambiente. Foi conselheira da RAMI (Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia) no período de 2020-2024. Experiência na captação de recursos, elaboração e execução de eventos científicos (coordenou as nove primeiras edições da Semana de Engenharia Florestal do CESIT/UEA e agora organiza o Inova Itacoatiara desde 2022). Diretora Técnica da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) - Biênio 2024-2025.

Daniel Ferreira Campos

Engenheiro Florestal, Especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia. É professor de carreira da Univeridade do Estado do Amazonas, lecionando na Graduação em Engenharia Florestal. Tem como linha de pesquisa as Dinâmicas Socioambientais, com ênfase em estudos de percepção ambiental, Sociologia de Comunidades Rurais Amazônicas, Economia Rural e Ambiental com foco em produtos florestais amazônicos e na valoração econômica do ambiente e dos serviços ecossistêmicos, além de trabalhar Educação Ambiental por meio de projetos de extensão focados na gestão sustentável de resíduos sólidos abordando reutilização, reciclagem, compostagem e horticultura orgânica.